O cenário brasileiro de instabilidade política e econômica tem influenciado diretamente nas atividades comerciais desenvolvidas pelos empresários.
Para facilitar a compreensão, no ano de 2018 as falências decretadas registraram alta de 9,6% e os pedidos de recuperação judicial subiram 7,9%. As recuperações judiciais deferidas apontaram avanço de 5,8%.
Isso demonstra que, não obstante a ligeira melhora nas condições econômicas desde 2017, que permitiu as empresas apresentarem sinais mais sólidos nos indicadores de cumprimento dos compromissos financeiros, ainda assim os riscos de insolvência são altíssimos.
E todos os empresários sabem que um crédito mal estruturado ou mal cobrado pode não ser recuperado ou até mesmo levar décadas para ser parcialmente ou totalmente recuperado.
Com efeito, o acompanhamento jurídico nas relações comerciais é essencial, sobretudo para mapear os riscos envolvidos nas operações (ligados à inadimplência e ao oferecimento de garantias) ou ainda para reestruturar as obrigações financeiras que podem dificultar o desenvolvimento das atividades da empresa e a sua reinserção no mercado.
Nosso escritório conta com um time especializado capaz de auxiliar os clientes nacionais e estrangeiros em demandas envolvendo insolvência, reestruturação e recuperação de ativos.
Além disso, o responsável pela coordenação da área possui mais de 22 anos de experiência e já comandou uma operação de aproximadamente 50 profissionais para efetuar a recuperação de ativos de grandes instituições financeiras.
Category:
Reestruturação e Recuperação de AtivosDate:
15 de agosto de 2019